Release Ultimate Drift – PRO 5º e Light 2º
Simplesmente inesquecível! Se pudéssemos resumir o último fim de semana do Campeonato Brasileiro de Drift – Ultimate Drift, realizado em Londrina – PR, essa seria a melhor opção. Foram 3 dias de pura adrenalina com a 5º etapa da categoria PRO além da 2º da categoria Light, e a casa cheia, com clima agradável e muita fumaça fizeram jus a fama do Autódromo Ayrton Senna ser um dos mais aguardados pelos pilotos durante toda a temporada. Uma jovem estrela conquistou 96 pontos e dominou o qualify das duas categorias, o vice-líder da categoria Light diminuiu a diferença do líder para apenas 2 pontos, e uma briga épica entre os 3 primeiros colocados da categoria PRO foram apenas alguns dos ingredientes que fizeram essa etapa ser gravada na memória de todos os apaixonado por drift.
Começando o fim de semana, na sexta-feira, os pilotos foram para o reconhecimento da pista nos tradicionais treinos livres, aproveitaram para traçar estratégias e realizar alguns ajustes nos carros para os dias intensos de qualify e batalhas que estavam por vir. Os problemas mecânicos logo começaram a surgir e a preocupar alguns pilotos, como Bruno Bar, que em uma de suas voltas identificou pequenos problemas, mas que felizmente foram rapidamente resolvidos, para o alívio dele e de sua legião de fãs. Quem não teve a mesma sorte foi o líder do campeonato, Matheus Sartor, que em suas primeiras voltas de treino teve sérios problemas com câmbio e acabou sendo prejudicado durante o restante do fim de semana. O mineiro Peterson Lima também não estava em uma maré de sorte, com seu carro apresentando problemas no cardã e sofrendo com vibrações excessivas. Apesar disso, os treinos livres proporcionaram boas impressões no geral, com os pilotos cada vez mais testando os limites na busca pela pela proximidade do muro, linha perfeita e fluidez em suas voltas.
A madrugada de sexta para sábado foi de chuva intensa, o que preocupou bastante os pilotos para o qualify, apesar das condições climáticas estarem bem mais favoráveis ao drift na parte da manhã. O warm-up foi muito bem utilizado pelos pilotos de ambas as categorias, tendo em vista a necessidade de sentir os níveis de aderência da pista e de readaptar o estilo de condução, caso fosse necessário. Os portões do autódromo de Londrina foram abertos a um público caloroso precisamente às 09:00, e logo em seguida, as filas foram formadas para dar início ao qualify da categoria Light. Nessa categoria, o formato do qualify utilizado foi o tradicional, no qual os pilotos têm direito a dar 02 voltas em busca da maior pontuação. Luís Enrique foi o primeiro a atingir a casa dos 80 pontos na primeira volta, sendo superado em seguida pelo jovem Murilo Sobral com uma volta 88 pontos e na sequência, Douglas Gatto com seu chevette alcançou insanos 90 pontos em sua primeira passada, tornando-se o Top Qualify até aquele momento. Com o início da 2º passada dos pilotos, a aderência da pista estava bem melhor, e o nível das voltas subiu ainda mais. Murilo Sobral vinha confiante para superar os 88 pontos da sua primeira volta, mas com problemas no sensor da roda fônica, acabou não conseguindo performar bem. Quem não desperdiçou a chance de brigar pelas altas posições foi o piloto da casa, Eduardo Torres, que com uma volta excelente atingiu os 90 pontos. Chegava a vez de Douglas Gatto, e mais uma vez o piloto não decepcionou, mantendo a constância e alcançando uma volta de 89 pontos, que pelos critérios de desempate, deram o Top Qualify para ele. Chegava o último piloto do grid, o atual líder do campeonato Lucas Medeiros, de apenas 15 anos de idade. Lucas mostrou o motivo de ser um dos grandes nomes a serem batidos nessa temporada, e com uma volta de 96 que beirou a perfeição, inclusive gabaritando o critério de ângulo, conquistou o Top Qualify da categoria Light e carimbou o passaporte para as batalhas.
Após uma manhã repleta de emoções, chegava a tarde, e junto com ela o tão aguardado qualify da categoria PRO. Com um traçado mais imponente, que forçava os pilotos a se aproximar bastante do muro e um formato de Knockout Qualify (No qual os 16 pilotos com as melhores notas só tem direito a uma volta), a precisão e a agressividade eram pré-requisitos para o piloto que quisesse brigar nas posições mais altas. Chico Horne e Eder Hara foram os primeiros a superar a casa dos 80 pontos, ambos com voltas de 84 pontos, sendo alcançados pouco tempo depois por Vinícius Trindade. Entretanto, uma jovem estrela que já tinha brilhado no período da manhã na categoria Light resolveu aparecer, e com sua Mercedes V8 Biturbo realizou uma volta de absurdos 96 pontos, tomando para si o Top Qualify. Outros pilotos de grande talento, como Bruno Bar, Márcio Kabeça e João Barion fizeram ótimas voltas, mas que não foram suficientes para superar o Top Qualify. Os olhos estavam todos voltados para o líder do campeonato Matheus Sartor, que era o último e único piloto com a possibilidade tirar o Top Qualify de Lucas, mas os problemas de câmbio continuaram perseguindo o gaúcho, não dando chances para ele pontuar em sua 1º passada, sacramentando assim, Lucas Medeiros como Top Qualify das 2 categorias (Light-PRO). Na 2º passada, os pilotos que se posicionaram abaixo de 16º realizaram as suas voltas para completar a chave de batalhas, e Matheus Sartor garantiu a 17º posição com 87 pontos. Estava assim finalizado o primeiro dia de emoções da etapa de Londrina, com duas sessões de qualify de tirar o fôlego e mostrando que o domingo seria ainda mais emocionante!
Chegou o grande dia das batalhas, e o clima no autódromo era sensacional! A casa estava cheia, sol e calor em níveis agradáveis e uma energia surreal exalava dos fãs presentes. O top 32 trouxe batalhas que costumeiramente são vistas em Top 8 e Top 4, como por exemplo a de Gustavo Cavalcanti contra Matheus Sartor, que após um duelo extremamente disputado e um one more time, Sartor saiu como o grande vencedor. Outra batalha do Top 32 de tirar o fôlego foi entre Chico Horne e Leandro da Boit, que após muita igualdade, os juízes decidiram optar pelo empate. Infelizmente na batalha de one more time, o carro de Leandro apresentou problemas mecânicos que não puderam ser solucionados no tempo de 5 minutos, deixando o caminho completamente livre para Chico avançar para a próxima fase
Logo no início do Top 16, tivemos um reencontro muito aguardado entre o líder do campeonato Matheus Sartor e a jovem estrela Lucas Medeiros. Essa batalha foi inclusive a final da 4º etapa, no Velopark, e naquela ocasião, Lucas saiu como o grande vencedor. Entretanto, em Londrina a história foi diferente, e após voltas quase perfeitas como Lead e como Chase, Matheus Sartor é quem foi coroado o vencedor dessa vez. No top 8, os duelos foram afunilando cada vez mais e a régua de exigência tornava-se cada vez maior. Vinícius Trindade enfrentou Márcio Kabeça e deu um pequeno susto em todos, quando acabou colidindo com o muro em sua volta de lead. Felizmente, o piloto não se machucou e o seu S13 teve apenas pequenos danos. Mas o grande momento do Top 8 foi a batalha entre Eder Hara e Bruno Bar. Os 2 pilotos tinham plenas capacidades de vencer, e todos já sabiam que o resultado seria decidido nos detalhes, e assim aconteceu. Eder Hara foi sagrado o grande vencedor, sendo ovacionado pelo público e pelos colegas de esporte ao sair da pista, vivenciando um momento épico e segundo ele próprio, um dos mais especiais de sua carreira. Nas semifinais, Matheus Sartor teve problemas mecânicos e deixou a passagem livre para Márcio Kabeça garantir-se em mais uma final. Do outro lado, João Barion em uma volta avassaladora derrotou Eder e avançou para um duelo que poderia mudar os rumos do campeonato, já que iria enfrentar Márcio Kabeça em um confronto direto pela vice-liderança da temporada. Em um confronto marcado pelas diferenças de estilos de condução, com Márcio Kabeça sendo conhecido pela precisão e Barion pela agressividade, o verdadeiro vencedor foi o público, que pôde acompanhar uma exibição de drift com altíssima qualidade técnica. Mas, como em toda competição é necessário ter um vencedor ao final, ambos os pilotos extraíram o máximo de performance de seus carros, e após uma liderança perfeita e alguns erros de Kabeça em suas voltas, João Barion foi coroado o rei de Londrina em 2023, mantendo assim, mais vivo que nunca na briga pelo título ao final da temporada.
A etapa de Londrina sem dúvidas foi uma das mais emocionantes da temporada, e os dias 23 e 24 de Setembro reservam ainda mais emoções para os apaixonados por Drift. O Ultimate Drift em mais um feito inédito, leva o Drift para um dos mais icônicos e paradisíacos cenários do Brasil, o parque temático Beto Carrero World, em Penha-SC. Em um traçado exclusivo que irá exigir muita técnica dos pilotos, a 6º etapa da categoria PRO promete ser um divisor de águas na briga pelo título, e aquele que almeja o grande triunfo, deverá ser impecável durante todas as suas voltas no fim de semana. Você realmente não vai ficar de fora dessa né?
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